Cuidados com a higiene bucal dos bebês

Engana-se a mamãe que acha que deve preocupar-se com a saúde bucal dos bebês somente após o nascimento dos dentinhos ou que dente de leite não precisa ser escovado, já que tem vida curta.

Os cuidados com a higiene bucal deve começar a partir do nascimento do bebê.
No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses), a fralda deve ser substituída por uma dedeira. Aos 14 meses, com o nascimento dos primeiros molares decíduos, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil utilizando creme dental com flúor, mas a quantidade de creme dental deverá ser do tamanho de um grão de arroz cru. Ao final da escovação limpe a boca do bebê com uma gaze para tentar retirar o excesso. A partir dos 3 anos aproximadamente a criança será capaz de cuspir, então a partir do momento que ela consiga cuspir, já poderá utilizar o creme dental com flúor em quantidade normal, mas sempre deverá ser supervisionado para que não engula. É a ingestão do creme com flúor que poderá gerar problemas de saúde.
Os dentes de leite são sim importantes e merecem todo o cuidado. São eles que guiam o nascimento dos dentes permanentes, que abrem os espaços para a dentição posterior e são essenciais para uma boa mastigação e para a fala.
Existe um mal que acomete cerca de 60% das crianças de até três anos de idade e que pode ser evitada com algumas atitudes: a cárie de mamadeira. A cárie de mamadeira é uma cárie de desenvolvimento rápido (aguda), que provoca dor e dificuldade de alimentação, determinando perda de peso e de estatura, provocada principalmente pela alimentação noturna da criança (com bebidas adoçadas) seguida do sono sem a devida higienização.
Eu quero recomendar um kit que estou usando na Luiza e estou amando, a escovinha é super macia e o gel dental tem um sabor super agradável de frutas, contém xilitol e camomila, não tem flúor. Conheçam mais em  Boni Brasil/Higiene Bucal
“De forma responsável, íntegra e consciente, fazer a diferença, oferecendo educação e produtos de qualidade para a saúde e higiene das crianças”. (Boni Brasil)
* Dicas
O bebê não tem dentinho, mas nem por isso devemos esquecer de higienizar a boca dele. A alimentação noturna deve ser retirada até os doze meses de vida para evitar a cárie de mamadeira.
Caso a criança se alimente à noite, a mamãe deve fazer a higienização da boca da criança mesmo que esta esteja dormindo.
Leve a criança ao dentista a cada seis meses, a partir dos seis meses de vida da criança para a prevenção de cáries.

Sorriso saudável, criança feliz!