Seis dicas para prevenir assaduras nos bebês

Uma das maiores preocupações dos papais é o surgimento de assaduras no bebê. A reação inflamatória, que deixa a pele irritada, com vermelhidão, ardência e coceira, geralmente é causada pela umidade, facilitando a proliferação de micro-organismos. 
O incômodo costuma aparecer nas coxas, bumbum e virilha da criança, locais que ficam em contato direto e prolongado com a fralda. Para evitar o desconforto, a troca do item deve ser feita assim que possível e com frequência, pois o toque da pele do bebê com secreções pode desencadear e piorar o problema, resultando em micose ou infecção bacteriana.  
Para ajudar nos cuidados e prevenção de assaduras, preparamos algumas dicas pra vocês. Confira:
– Troque a fralda sempre que estiver suja. Quanto antes for realizada a higienização, menor a possibilidade de ocorrerem assaduras.
– Limpe bem a área dos órgãos genitais, em caso do bebê evacuar, o melhor é dar um banhozinho e deixe secar completamente antes de fechar a fralda.
– Utilize nos primeiros meses algodão umedecido com água morna para fazer a limpeza. Pois os tradicionais lenços umedecidos podem causar alergias.
– Utilize pomadas à base de óxido de zinco, que formam uma barreira de proteção e diminui o atrito na pele.
– Sempre que possível deixe a pele da criança respirar.
– Nos primeiros meses, ofereça ao bebê exclusivamente leite materno, o alimento diminui a acidez das secreções, prevenindo assaduras.
Deve se ficar atentas, pois alguns produtos químicos da própria fralda ou de cosméticos aplicados no bebê podem causar alergia. 
Se caso perceber que o bebê está com assadura procure um pediatra. Apenas um profissional poderá recomendar os melhores tratamentos. 
beijos da Loh