Anvisa libera vacina contra a dengue no Brasil.


Indicada para pessoas entre 9 e 45 anos, a vacina protege contra os quatro tipos do vírus da dengue. A promessa do fabricante é de proteção de 93% contra casos graves da doença, redução de 80% das internações e eficácia global de 66% contra todos os tipos do vírus. O medicamento deve começar a ser vendido no país no primeiro semestre de 2016.
O imunizante deve ser aplicado em três doses, com intervalos de seis meses, porém, a partir da primeira dose o produto protege quase 70% das pessoas. A vacina tem eficácia a partir da primeira dose, protegendo em torno de 70% dos imunizados. A necessidade das outras doses vem porque a proteção vai caindo com o tempo, não se mantém sem as outras duas. A proteção só se mantém por muitos anos quando se tomam as três doses.

As gestantes não podem receber essa vacina: O produto tem como esqueleto o vírus da febre amarela, vivo e atenuado, combinado com os quatro tipos do vírus da dengue, que estimulam o sistema imunológico, mas sem ter capacidade de provocar a doença. Assim como todo imunizante de vírus atenuado, como exemplo do que protege contra a rubéola, sarampo ou caxumba. A vacina contra dengue não é indicada para gestantes.

 O Brasil é o terceiro país a ter o registro do imunizante. O desenvolvimento clínico do produto envolveu mais de 20 estudos, e mais de 40 mil participantes, entre crianças, adolescentes e adultos, em 15 países. Já a primeira vacina brasileira contra a dengue, conduzida pelo Instituto Butantan, está na última fase dos testes em humanos, realizados com 17 mil voluntários, em 13 cidades do país. A expectativa é que o produto esteja disponível até 2017.