Dicas de como higienizar os brinquedos das crianças.

Ficamos dois meses fora de casa e assim como todo o resto da casa os brinquedos da Luiza acumulou muita poeira.  Tive que limpar e lavar todos para que ela pudesse brincar tranquila. Mas mesmo assim a cada 15 ou 20 dias eu sempre dei uma geral no quarto dela porque ela é muito alérgica e brinquedos de pelúcias, bonecas e pano, até mesmo as roupinhas das bonecas acumulam muito ácaro.
Pensando nesses cuidados que eu tenho com os brinquedos dela, o post de hoje vai pra quem também passa por isso. Não é só por questão das alergias dela que eu limpo é por questão de higiene também. Já que ela brinca muito no chão e acaba que sujam mesmo, dependendo do chão vão até para a cama dela ou pra boca..rs
O contato com a sujeira vai fortalecer o sistema imunológico da criança. Mas sujeira demais também não faz bem né?
* Brinquedos de Plástico
Os brinquedos de plástico pra mim são os mais fáceis de limpar..rs 
Utilize um pano úmido e passe no brinquedo ou desde que não sejam eletrônicos podem ser lavados em água corrente com sabão neutro . Depois com um algodão ou um outro paninho umedecido no álcool 70% passe novamente no brinquedo para garantir uma total higienização 
* Brinquedos de Tecido ou Pelúcia.
Aqui por conta das alergias da Luiza eu lavo semana sim semana não. Mas se não for o caso da criança ter alergias podem ser lavados uma vez por mês.
No quarto dela tem algumas bonecas de pano que são bem delicadas e ai tenho que ter um cuidado maior na hora da lavagem para não estragá-las. 
Existem um saco próprio para lavar peças delicadas na máquina com zíper, aqui eu não tenho mas utilizo uma fronha de travesseiro que também não deixa estragar. Coloco a boneca dentro do saco e aqui eu uso sabão líquido para roupas delicadas, (Utilizo e super recomendo o Ola). Sempre coloco a máquina na opção de lavagem para roupas delicadas.
Ah e é bom lavar pelúcias e bonecas em dias ensolarados para que sequem bem, e ficar um pouco no sol para reduzir a presença de mofos e ácaros. 

* Brinquedos de Madeira

Com uma esponja macia levemente umedecida na água. Coloque algumas gotinhas de detergente neutro no brinquedo e passe a esponja nele. Com um pano úmido e com um pano seco seque os brinquedos imediatamente. 
Não utilize ceras ou lustra-móveis nesses tipos de brinquedos. Podem estragá-los.
* Brinquedos eletrônicos.

Games, tablets, carrinhos, rádios e controles remotos também entram na fila da limpeza, mas devem passar longe da água. Apenas tire a poeira da superfície com um espanador ou um pano macio e seco. A abertura do aparelho só deve ser feita pelos hospitais de brinquedos ou oficinas autorizadas. Para alcançar os cantinhos difíceis, uma dica é recorrer à ajuda de um palito de cotonete seco.

Você pode também passar um paninho com álcool 70% para garantir a limpeza.

* Bonecas e pelúcias não laváveis.

 Em um saco de limpeza ou fronha que é no meu caso..rs  coloque o brinquedo dentro e polvilhe bicarbonato de sódio na embalagem . Utilize uma colher de bicarbonato para cada brinquedo de 30 cm. Balance o saco e deixe agir por 30 minutos. Durante esse processo dê uma sacudida a cada dez minutos no saco.
Retire da embalagem os brinquedos e passe sobre eles uma escova limpa e macia.
 Esse processo vai ajudar a remover cheiros e impede a incidência de ácaros também.

* Dicas importantes:

– Álcool 70% (ou 70 volumes, como aparece em alguns rótulos) é um produto coringa, que pode ser usado como desinfetante na maior parte dos materiais.

–  Use shampoo ou sabonete neutro para lavar cabelos de boneca feitos de nylon como Baby Alive E Barbie. Com amaciante de roupa você consegue desembaraçar o cabelos delas se for preciso. Penteie os fios com uma escova macia e nova enquanto eles ainda estiverem molhados. Sempre retire as baterias antes de higienizar brinquedos eletrônicos.

– Depois de cada uso, remova toda a água dos brinquedos de banho de bebê e, a cada quinze dias, deixe-os imersos por meia hora em uma solução composta por uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. A medida previne o crescimento de fungos.

– Nunca use produtos de limpeza à base de metais pesados e solventes, como removedores, limpa vidros, e soluções multiuso que levam amônia na fórmula, pois são nocivos à saúde das crianças e reduzem a vida útil dos brinquedos.

– Existem também alguns produtos próprios para esse tipo de limpeza. 

Atenção!!!
Antes de fazer qualquer procedimento , verifique a etiqueta do brinquedo para ver se existe alguma restrição quanto a lavagem ou se o brinquedo possui pilhas e baterias.
Ah e é uma boa também chamar as crianças para ajudarem nesse processo. Assim elas já vão aprendendo a cuidar de suas coisas e mantê-las limpas e organizadas.
Espero que tenham gostado das dicas e se tiver alguma outra dica que queira dar é só deixar nos comentários que irei adorar conhecer.
Siga nosso instagram — > https://www.instagram.com/blogmamae.feliz/
Beijos da Loh!