Uma família americana perdeu o filho para uma situação inesperada com Asfixia Postural. Shepard Dodd tinha apenas três meses quando foi encontrado morto na cadeirinha situada no carro. O bebê foi vítima de asfixia posicional. Entenda o caso e previna-se.
O que aconteceu?
Shepard Dodd andava na parte de trás do carro, sentada em sua cadeirinha própria para passeios, quando sofreu com asfixia postural (ou também chamada de asfixia posicional).
O casal encontrou seu bebê de três meses morto no bebê conforto. A família agora busca conscientizar outras famílias sobre o perigo em deixar a criança dormir na cadeirinha, mesmo que seja fora do carro.
O que é a asfixia postural ou asfixia posicional?
Mas, afinal de contas, o que é asfixia postural? Vamos começar explicando que os bebês não possuem força suficiente para manterem-se sentados e intactos, já que o corpinho ainda é muito frágil e os pequenos não tem controle sobre eles mesmos.
Assim, quando um bebê é colocado na cadeirinha, ele pode flexionar o corpo involuntariamente, virando a cabeça para frente, como se estive em “C”.
Tal posição pressiona o tórax do bebê e o impede de expandi-lo para respirar. Além do mais, a cabeça posicionada no peito leva a dificuldades de respiração.
Sem a capacidade de respirar, o bebê pode falecer.