Soluço em bebês – O que fazer? Como parar?

Já recebi várias mensagens nas redes sociais de pessoas me perguntando sobre o soluço dos bebês.
No dia que a Luiza nasceu, na maternidade mesmo ela começou a soluçar e minha sogra ficou procurando uma lã para colocar na testa dela, dizendo ela isso iria fazer o soluço parar.
Eu não deixei, respeito quem acredita, mas eu não acredito, e isso pra mim é simpatia, não tem nem um estudo que comprova isso.

Quando a enfermeira chegou eu a perguntei se isso era normal e ela disse que sim e que logo passaria. E realmente logo passou…

Mas ai ficam algumas perguntas no ar…rs Será que é normal mesmo? E o que causa o soluço? O que posso fazer para isso melhorar?? Essas são as perguntas mais frequentes que já chegaram sobre esse tema e pensando nessas perguntas pesquisei e trouxe as respostas para vocês.

O soluço é muito comum em bebês recém-nascidos até 1 ano de idade, isso ocorre com certa frequência, principalmente aos 3 meses de nascidos mais ou menos.
 
Ele acontece quando o bebê tem contrações do diafragma, provocadas pela irritação ou pela estimulação desse músculo, que ainda é imaturo. Muitas vezes a posição da amamentação e principalmente dos bebês que se alimentam em mamadeira faz com que o bebê engula muito ar, e isso desencadeia os soluços.

Para evitar o soluço procure sempre posicioná-lo com a cabeça mais elevada quando for amamentá-lo no caso dos bebês que mamam em mamadeiras jamais aumente os furos dos bicos, pois isso aumenta a velocidade que ele toma o leite e pode favorecer o soluço.

Quando seu bebê estiver soluçando você pode colocá-lo no peito, se ainda estiver em fase de amamentação, pois ao mamar ela fará o diafragma voltar à sua condição normal. Mantê-lo aquecido e deixá-lo em posição inclinada para arrotar mais um pouquinho são atitudes que também ajudam.
  
Muita gente acha que sacudir o bebê, a fim de assustá-lo, pode acabar com o soluço. Não faça isso de forma alguma. Recém-nascidos têm  a musculatura e ossatura ainda em formação. Movimentos bruscos podem gerar traumas irreversíveis  podendo levar até a morte!

O soluço incomoda pouco o bebê, embora muitas vezes achamos que pode doer, não dói. Se caso o soluço persistir, mesmo após ter passado tempo suficiente para  a digestão, consulte o pediatra do seu bebê.

Tem mais alguma dica para dar pra gente?? Deixe nos comentários!

Beijos da Loh