Hoje em dia temos que tomar cuidado com praticamente tudo,
uma das coisas que sempre olho ao comprar mamadeiras, chuquinhas, e até quando ela chupava chupeta eram se esses itens eram livres de BPA (Bisfenol-A). E hoje venho falar um pouco mais sobre isso pra vocês.
O que é BPA (Bisfenol-A)?
O Bisfenol-A (BPA) que também é conhecido como BPA, é uma substância química orgânica que constitui a unidade básica (intermediária) de polímeros e revestimentos de alto desempenho, principalmente plásticos policarbonatos e resinas epóxi. Esse componente plástico vem sendo discutido internacionalmente há algum tempo por causar danos a saúde e até mesmo o câncer . No início de março de 2011, uma diretiva da Comissão Europeia entrou em vigor proibindo o BPA em mamadeiras e em setembro de 2011 a Anvisa também proibiu no Brasil.
O Bisfenol-A (BPA) é um componente necessário para a produção do plástico policarbonato (PC), que é usado na fabricação, entre outras coisas, de embalagens de alimentos, utensílios para mesa e mamadeiras. O problema é que vestígios de BPA soltam-se aos poucos do plástico, passando ao alimento e, dessa forma, ao corpo. Especialmente os bebês e crianças pequenas podem ser afetados. Como consequência de uma carga de BPA, alguns especialistas e pesquisas mostram distúrbios no sistema hormonal e no cérebro, diabete e danos ao coração e maior risco cancerígeno.
