Cozinha também é lugar de criança

Criança adora fuçar e descobrir coisas novas. Afinal, a curiosidade é natural da infância. Então, por que não aproveitar esta característica a favor delas? Ao contrário do que nossos pais e avós insistiam em repetir, a cozinha pode sim, ser lugar de criança.

No meio dos eletrodomésticos, utensílios e receitas, a cozinha vira um laboratório onde elas aprendem muitas lições que vão além do ponto certo do brigadeiro. Em tempos de vida agitada e com o bombardeio das comidas fast food, aprender novos hábitos alimentares, por exemplo, é uma das principais lições.

Segundo a nutricionista Aleda Caroline Erbs, o interesse dos pequenos pela cozinha é uma grande oportunidade para estimular o consumo de alimentos saudáveis e variados. “Quando fazemos eles colocarem a mão na massa, incentivamos uma relação diferente com os alimentos e aumentamos a vontade de experimentarem novos sabores e texturas. Além disso, cozinhar com as crianças é um momento prazeroso para pais e filhos se divertirem juntos”, explica.

Anote 5 dicas de como incentivar seus filhos a participarem da preparação dos alimentos e passarem a comer melhor:
1 – Transforme a cozinha em um ambiente agradável para as crianças, utilizando objetos alegres e divertidos na decoração da cozinha. Assim, a arte de cozinhar vira uma brincadeira deliciosa e muito divertida para toda a família. A nova linha Home Fun da Lepper, por exemplo, traz os personagens Mickey e Minnie e a boneca Barbie estampados em aventais adulto e infantil, panos de copa, toalhas de mesa, jogos americanos, luva e pega panela. Os produtos podem ser encontrados em lojas de cama, mesa e banho ou sites de ecommerce pela internet.

2 – Antes de começar a cozinhar, peça para que seu filho verifique se todos os ingredientes estão disponíveis e estimule-o a sentir o cheiro e a textura dos alimentos.

3 – Envolva a criança no preparo da comida com atividades simples como amassar e misturar os ingredientes. As atividades prazerosas vão sendo associadas aos alimentos novos.

4 – Mostre todas as transformações do preparo: crianças mais novas adoram observar essas transformações. Ver uma massa semilíquida virar um bolo é extremamente intrigante para elas.

5 – Na hora de experimentar o prato, sirva para todo mundo e mostre o quanto está gostoso. Quando a criança percebe que outras pessoas estão comendo e gostando é um ótimo incentivo para encorajá-la a provar também.

Aqui eu e a Luiza adoramos nos aventurar na cozinha, sempre deixo ela fazer algumas coisas simples e que não tragam nenhum risco a ela, como misturar a salada, o suco, lavar as verduras e legumes, entre

Espero que tenham gostado dessa super dica!

Beijos da Loh!